Franquia: vantagens e desvantagens

Você sabe o que é uma franquia e quais as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio?

Existe bastante especulação e alguns fatos que são do conhecimento geral nem sempre são verdadeiros, sabia? Há ainda bastante confusão para entender realmente sobre o assunto.

Franquia

No entanto, hoje vamos te explicar com detalhes tudo sobre as vantagens e desvantagens de uma franquia.

Vamos lá?

O que é uma franquia?

Franquia, ou franchising empresarial, é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso exclusivo da marca ou patente, segundo o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 

Sendo assim, o franqueado tem o direito de usar e distribuir produtos e/ou serviços com a marca do franqueador.

Veja que é importante saber também o que é o franqueado e quem é o franqueador, certo? Por isso, anote aí a diferença entre os dois:

  • Franqueado – Pessoa física autorizada a abrir uma franquia, obtendo o direito de uso da marca do franqueador, cumprindo exigências do Contrato de Franquia;
  • Franqueador – Proprietário da marca ou do modelo de negócio que usa a franquia como opção de expansão.

É claro que é importante sempre pesquisar muito bem sobre a marca e o modelo de empresa, antes de se tornar um franqueado. Além disso, é extremamente relevante pensar no seu perfil de negócios antes de abrir uma franquia.

Isso porque abrir uma franquia exige bastante atenção e é necessário cumprir algumas exigências.

No entanto, pode ficar tranquilo, porque há muitas vantagens de se tornar um franqueado, como vamos te mostrar a seguir.

Vantagens de abrir uma franquia

Existem diversas vantagens, segundo o SEBRAE, para se abrir um modelo de negócio de franquia e listamos alguns a seguir:

1. Força da marca

Muitas franquias trabalham intensivamente para garantir a força de sua marca com o passar do tempo. Além disso, a franquia valoriza muito a marca e reconhece que com ela é possível atrair e fidelizar clientes, bem como investidores.

Se você for, no caso, um franqueador, ou seja, a pessoa responsável por criar o modelo de franquia, não esqueça de registrar a sua marca.

Apenas com o registro de marca você garante o direito de uso exclusivo, perante a lei.

Assim sendo, é um passo importante que você precisa tomar, antes de tudo, sem falar que você vai precisar também de uma consultoria especializada em registro de marca.

Portanto, busque o suporte de uma equipe de advogados especialistas e não espere mais tempo para obter o seu registro de marca, ok?

Descubra aqui como obter o seu Registro de Marca para Franquias

2. Credibilidade

Uma vantagem importante é a credibilidade que você já obtém, logo de início, ao aderir o modelo de franquia, já que a marca já pode estar bem valorizada e conhecida.

Ou seja, você já começa com credibilidade instantânea.

3. Modelo de negócio testado

Além da credibilidade instantânea, você já tem provas de que o modelo de negócio que está obtendo para o seu lucro financeiro foi testado e, na maioria das vezes, deu certo!

Há bastante insegurança quando pensamos nos riscos de empreender pela primeira vez, porém, com uma franquia o risco tende a ser menor.

4. Rapidez para o seu negócio começar

Ao abrir uma franquia você consegue certa rapidez para colocar o seu negócio já em funcionamento. Isso porque já vai conseguir contar com alguns elementos já definidos e exigidos para o uso da marca poder acontecer.

Citamos alguns exemplos:

  • Características do ponto comercial
  • Suporte na escolha do ponto
  • Padrão de identidade visual
  • Acesso a especificação de equipamentos necessários

5. Independência financeira e jurídica

Um ponto bastante positivo ao abrir uma franquia é a possibilidade de obter uma certa independência financeira e jurídica, já que o franqueado terá sua própria razão social.

Ou seja, se trata de uma pessoa jurídica diferente daquela que criou a marca  da franquia.

Além disso, todas as operações financeiras serão de responsabilidade individual da empresa.

Veja a diferença entre Marca e Razão Social

Desvantagens de abrir uma franquia

Precisamos citar também sobre as desvantagens de se abrir uma franquia. Listamos as seguintes desvantagens:

1. Flexibilidade reduzida

Infelizmente, alguns modelos de franquias já são formatadas e, portanto, o controle sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes.

O que isso quer dizer? Significa que é preciso cumprir exigências específicas feitas ao franqueado.

Além disso, as auditorias podem detectar falhas no cumprimento das obrigações do franqueado, reorientando a gestão empresarial.

2. Localização

Apesar do franqueado sugerir alguns pontos para abrir a franquia, a localização pode ser determinada pelo franqueador.

Exigências como número de cidadãos do município, estudo do local para a abertura da franquia, entre outros tópicos são levados em conta, antes do veredito.

Considerações finais

Muito bem, agora você já sabe mais sobre algumas vantagens e desvantagens sobre franquia, certo?

Sabe que existem muitas vantagens para aderir ao modelo de negócio, porém, entende também sobre as desvantagens. O importante é sempre realizar uma pesquisa bastante vasta sobre o seu perfil de negócio antes de abrir uma franquia.

Procure conhecer sobre a marca também, porque isso pode determinar bastante o rumo da sua decisão, ok?

Além disso, se você quer abrir um modelo de franquia, assumindo o papel de franqueador, e já tem a sua marca, mas ainda não tem o registro, te convidamos a preencher nosso formulário abaixo.

Nós da MEGAMARK realizamos, sem custo algum, a Consulta de Marcas. Essa primeira etapa é indispensável, já que verifica a viabilidade da marca.

Veja como funciona a Consulta de Marcas

Te convidamos a entrar em contato com a gente para te orientarmos sobre todo o processo de registro de marca. Afinal, você pode estar querendo transformar a sua marca em uma franquia.

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