Monitoramento de Marca: conheça a importância

Você conhece a importância do Monitoramento da Marca?

Hoje, neste post, vamos te apresentar o que é o monitoramento da marca, além de contar sobre as vantagens para proteger ela.

Continue a leitura a seguir!

Monitoramento da Marca

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que deve ser feito após conseguirem o registro da marca junto ao INPI, mas te respondemos: faça o monitoramento!

Isso porque, através do monitoramento, você consegue acompanhar o desenvolvimento de sua empresa, seja ela nacional ou internacional.

Conheça sobre o Protocolo de Madrid e descubra como registrar a sua marca internacionalmente

Para ficar claro, vamos exemplificar o que é o monitoramento da marca.

Imagine que você tenha uma casa na praia para passar os feriados ou festas de final de ano.

Infelizmente, você mora no dia a dia muito longe da sua residência na praia e, dificilmente, consegue acompanhar de perto como está a residência.

monitoramento da marca
Com o monitoramento da marca você fiscaliza o crescimento ou não da sua marca no mercado

Se você não monitorar essa casa, danos na estrutura podem acontecer. Janelas ficam enferrujadas, o portão também, além de que a grama pode crescer demais e conferir a casa um aspecto de mal cuidada, certo?

Esse exemplo fictício serve para explicar que a mesma coisa pode acontecer com a sua empresa, caso não faça o monitoramento da marca com frequência.

Pensando nesse exemplo, vamos te contar agora sobre as vantagens de se fazer o monitoramento regular. Confira:

Vantagens do monitoramento da marca

Falamos, ao usar o exemplo da casa, que o monitoramento da residência na praia e a necessidade de cuidados ou reparos pode deixá-la sempre com um aspecto de casa bem cuidada e até nova!

Uma das vantagens do monitoramento é justamente esse: nunca deixar de cuidar da sua marca

Infelizmente, existem alguns problemas que podem sempre surgir quando falamos sobre registro de marca, como ter a marca violada ou mesmo plagiada

No entanto, uma das vantagens do monitoramento é evitar problemas maiores a sua empresa ou negócio, evitando, inclusive, desgastes jurídicos ou tomadas de ações legais contra o uso indevido da marca.

Listamos a seguir mais vantagens do monitoramento da marca. Olha só:

  • Verificar a concorrência no mercado – checar se outras marcas surgiram e que são potenciais concorrentes de seu produto ou serviço;
  • Comprovar o uso regular da marca – evitando processos como a caducidade da marca e o risco de perder o resgistro dela;
  • Acompanhamento de prazos do INPI – isso evita com que você corra o risco de perder a sua marca;
  • Acompanhar de perto possíveis violações da sua marca – como as cópias ou imitações da sua marca por terceiros;
  • Analisar regularmente o status do portfólio de marcas

Várias vantagens, não é mesmo?

Monitorar a sua propriedade intelectual

Hoje em dia, o monitoramento da propriedade intelectual é indispensável para qualquer empresário, microempreendedor ou pessoa jurídica.

E não falamos apenas das marcas, mas patentes e até mesmo direitos autorais precisam de monitoramento constante, realizado por quem entende do assunto.

Investir, portanto, no monitoramento da sua propriedade intelectual, é estar apoiando o crescimento de seu negócio e o fortalecimento da sua marca.

Afinal, você fica por dentro do que está surgindo enquanto marca no mercado, podendo, inclusive, fiscalizar se a sua propriedade intelectual está se fortalecendo ou não.

Entenda mais sobre a importância da sua propriedade intelectual para a sua empresa. Acesse nosso post que fala sobre o assunto.

E agora você pode se perguntar: “Mas como fazer ou com quem fazer o monitoramento da minha propriedade intelectual?”.

Vamos te explicar isso a seguir, olha só:

Conte com assessoria jurídica para monitorar sua marca

Como falamos, de nada adianta ter uma casa na praia e não cuidar dela, não é? Isso vale para uma marca; não adianta ter o registro dela e não a fiscalizar de perto e com frequência.

Mas, para um monitoramento efetivo e cuidadoso, é preciso contar com a ajuda de profissionais capacitados para a função.

Esses profissionais garantem a gestão da marca. Um exemplo bem claro é com relação aos prazos do INPI, no pagamento de taxas para renovação de registro de marca.

Imagine perder esse prazo, não efetuar o pagamento e perder o registro?

Com a adequada gestão da marca – feita por profissionais capacitados e especialistas no assunto – isso não será uma preocupação para você.

Conte sempre com uma assessoria jurídica para monitorar sua marca, conheça a MEGAMARK

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Somos uma equipe de advogados que presta assessoria jurídica de excelência aos nossos clientes.

Investimos fortemente na tecnologia da informação para a proteção de dados, porque gerenciamos tudo com alto padrão de sigilo.

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Assessoria jurídica com enfâse em registro de marca

Por isso, somos especialistas em assessoria de propriedade intelectual, com ênfase no registro de marca.

Além de te ajudar com o registro de marca, podemos monitorar a sua propriedade intelectual, te ajudando com o crescimento da sua empresa.

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