Registro de Marca e Registro de Domínio: qual a diferença entre eles?

Registro de Marca e Registro de Domínio são diferentes? Você conhece sobre cada um deles?

No post de hoje vamos te contar em detalhes sobre a diferença entre os dois, por isso, anote todas as informações e aprenda sobre a importância de cada um deles para o seu negócio

Prontos? Vamos lá!

Registro de Marca

Registro de Marca é um processo jurídico em que é solicitado ao INPI – órgão regulador e que analisa os pedidos de registro de marca – o uso exclusivo de uma marca por parte da pessoa física ou jurídica

É bom relembrar que marca é todo e qualquer sinal distintivo – podendo ser nome ou símbolo – que identifique a empresa, produto ou serviço.

Para aprender mais sobre o que é uma marca, te convidamos a ler nosso post sobre o assunto

Apenas através do registro de marca o dono do nome ou do símbolo que utiliza para comercialização de produtos ou serviços está assegurado contra a concorrência desleal.

A concorrência desleal pode agir de má fé, usando sem o direito e sem o consentimento do dono da marca, o nome ou símbolo que ainda não é registrado no INPI.

Aliás, isso é um grande problema, pois uma marca sem registro não tem dono, ou seja, fica impossível entrar com recurso contra as ações desonestas de terceiros que tentem usar a sua marca.

Mas, com o registro, isso muda! Afinal, você fica assegurado a usar exclusivamente a sua marca e tomar medidas legais contra qualquer ação desleal por parte de terceiros.

Esse assunto sobre os riscos de não registrar a marca, abordamos em um outro post do nosso blog. Acesse para entender melhor. 

Ok, tendo entendido o que é o registro de marca, resta saber o que é o registro de domínio. Qual a diferença entre eles?

Continue lendo para entender, porque vamos te contar sobre isso a seguir. Olha só:

Registro de Domínio

O Registro de Domínio é a alocação de um endereço eletrônico de uma empresa ou pessoa física com extensões que podem ser o .com ou .br

Além disso, o registro de domínio deve ser feito em sites específicos do segmento, sendo necessário pagar um valor pelo uso do domínio por um período.

registro de marca

Aliás, é preciso, depois de um tempo determinado, renovar o registro de domínio.  Ou seja, não é algo permanente.

Exemplos de registro de domínio

Um exemplo claro sobre o que é o registro de domínio é quando pensamos no site de uma marca.

Quando uma loja, um escritório ou até mesmo uma figura pública que utiliza um site para divulgar produtos ou serviços, usa um domínio junto do seu nome.

Esse domínio pode ser o .com ou .br como já falamos antes.

O registro de domínio, portanto, garante que terceiros não poderão alocar o mesmo endereço de site na internet, o que garante exclusividade do uso da marca no meio digital

Importância do Registro de Marca e do Registro de Domínio

Ambos são fundamentais! Afinal, o Registro de Marca e o Registro de Domínio garantem proteção da sua propriedade intelectual tanto no mundo online quanto offline.

Se ainda não conhece sobre a importância de proteger sua propriedade intelectual, leia nosso post sobre o assunto

Como fazer o meu registro de marca?

Pode parecer burocrático, mas o registro de marca pode ser um processo tranquilo e sem maiores preocupações quando você conta com assessoria jurídica especializada no assunto.

Vários sites sugerem e ensinam como registrar a sua marca por conta própria. Mas não aconselhamos isso a você.

Isso porque muitas dúvidas podem surgir no decorrer do processo do registro de marca e apenas advogados especialistas e experientes poderão te ajudar.

Aliás, é importante, antes do registro de marca, realizar uma verificação da viabilidade do registro e isso se faz com a consulta de marcas.

Nós da MEGAMARK prestamos esse serviço de forma gratuita. Isso mesmo, não é preciso pagar nenhum centavo para saber se é possível ou não registrar a sua marca.

Para saber mais como descobrir se uma marca já é registrada, te convidamos a ler esse post

Após a consulta de marcas ter sido feita, você terá a confirmação de que a sua solicitação junto ao INPI pelo registro da sua marca pode acontecer de forma tranquila, sem riscos de enfrentar um problema maior.

Apenas uma equipe de advogados especializados no assunto é capaz de te orientar. Nós da MEGAMARK sabemos como trabalhar com o registro de marca e orientamos nossos clientes desde o primeiro contato.

Por isso, entre em contato com o nosso atendimento em casos de dúvidas.

Como fazer o registro de domínio

O registro de domínio precisa ser feito em sites específicos para essa finalidade.

Existem diversos sites que fazem o registro de domínio, no entanto, é preciso a orientação da assessoria jurídica para não haver erros ou contratempos.

Aliás, existem algumas dicas que vamos te contar a seguir sobre o que você pode fazer quando for registrar o seu domínio. Confira:

Dicas para registro de domínio

Sabemos que no mundo digital existem milhares de sites. Por isso, ao pensar no seu registro de domínio, procure usar terminações diferentes, tais como:

  • .Net
  • .Org
  • .com (padrão internacional)

Considerações Finais

Muito bem, agora você já sabe um pouco mais sobre a diferença entre registro de marca e registro de domínio. Entendeu que os dois são fundamentais para proteção da sua propriedade intelectual

Inclusive, é o único meio de proteger a sua marca na internet ou fora dela, pois sabemos que, infelizmente, a concorrência desleal existe em ambos os cenários e é preciso se proteger.

Conte com a MEGAMARK para realizar o seu registro de marca e o registro de domínio também.

registro de marca
Conte com a MEGAMARK como a sua consultoria especializada para registro de marca.

Te orientamos de forma a solucionar a sua necessidade jurídica, sempre prezando pelo atendimento sigiloso e troca de informação confidencial.

Preencha nosso formulário abaixo, porque precisamos, antes de tudo, saber se a sua marca já é usada ou não, certo?

A partir disso, poderemos continuar o processo de registro do seu bem mais valioso: sua marca!