Transferência de Tecnologia

O que vem em sua mente, quando falamos sobre Transferência de Tecnologia? Se pensou a respeito de conhecimento científico e tecnológico, acertou!

Vamos te explicar sobre o tema e a importância que isso tem para a sua empresa, então, continue lendo.

Transferência de tecnologia
Transferência de Tecnologia: Conheça com a MEGAMARK a importância do tema para sua empresa

 

Transferência de Tecnologia

A Transferência de Tecnologia compreende o processo de transferência de conhecimento tecnológico ou científico, sendo ele protegido ou não, de Instituições Científicas, de Inovações ou Tecnologia.

Um exemplo é quando é efetuado o registro de um software (programa de computador) e o proprietário passa a estar apto a ceder, licenciar ou vender esse software.

Dessa maneira, o licenciamento ou venda do software acontece através do contrato de Transferência de Tecnologia, o qual requer assessoria e intermediação de especialistas, devendo ser averbado junto a DIRETEC-INPI, para fins de plena segurança jurídica.

Segundo o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, é possível definir alguns tipos de contratos relacionados à transferência de tecnologia, dentre os quais citamos:

  • Licença para Exploração de Patente ou Desenho Industrial – contratos que visam o licenciamento e autorização para terceiros usarem a patente ou desenho industrial;
  • Licença de Uso de Marca – contrato que destina autorizar o uso da marca regularmente depositada ou registrada em território nacional;
  • Franquia – envolve contratos relacionados ao uso temporário de modelos de negócios que envolvam o uso da marca ou exploração da patente, bem como prestação de serviço de assistência técnica, combinando ou não com outra modalidade de transferência de tecnologia;
  • Fornecimento de Tecnologia – contrato que prevê condições para aquisição de conhecimento e técnicas e que não sejam amparados por direitos de propriedade industrial;
  • Serviços de Assistência Técnica e Científica – contratos que estipulam condições para obtenção de técnicas e métodos de programação, assim como estudos, pesquisas ou projetos para a execução de serviços prestados

A importância do tema para sua empresa

A Transferência de Tecnologia prevê alavancar a economia do Estado e do País, através de novos produtos e processos que sejam accessíveis ao consumidor.

Sendo assim, é extremamente vantajoso incentivar a prática entre as empresas. Mas, não só para estímulo da economia, como também chance de alavancar a sua atividade comercial.

 

transferência de tecnologia
A Transferência de Tecnologia prevê a chance de um retorno visível ao ganho de sua empresa

Dentre as vantagens para o seu negócio, citamos a chance em você licenciar seu software (programas de computador), quando já registrado, obtendo um retorno visível e possibilidade de otimizar seu lucro. Além de ser uma maneira inteligente de proteger os seus ativos.

No entanto, é preciso seguir recomendações do INPI e registrar ou averbar contratos, para com que todas as transações sejam seguras.

Qual o próximo passo?

Se você já se convenceu sobre as vantagens da Transferência de Tecnologia para sua atividade comercial, então, destacamos agora o próximo passo necessário.

Sempre enfatizamos isso e vamos dizer outra vez: é preciso contar com uma assessoria jurídica especializada para lidar com essa decisão. 

Assim, você garante segurança em todos os processos contratuais e registros necessários, para com que todas as suas decisões sejam seguras e não prejudiquem a sua empresa, mas sim que garantam processos contratuais eficientes e sigilosos.

A assessoria jurídica da MEGAMARK conta com uma equipe de advogados especializados e que realizam o serviço de alto padrão e excelência que você almeja.

registro de marcas e patentes em Abadiânia
MEGAMARK: Consulte quem entende sobre o assunto

Na MEGAMARK, você encontra assessoria jurídica completa para Transferência de Tecnologia, desde a negociação até a averbação dos contratos.

Entre com contato conosco. Estamos dispostos em te ajudar.

 CONSULTE-NOS AGORA MESMO!

O PRIMEIRO PASSO é consultar a viabilidade para o registro da marca.

Preencha nosso formulário e FIQUE ATENTO A SEU E-MAIL, um de nossos consultores fará contato solicitando e enviando informações relevantes para se registrar uma marca.

error: Não copie! em caso de dúvidas, consulte-nos.